Com as 128 cadeiras, o PSD de Ratinho Junior ultraa partidos políticos tradicionais, como o MDB e o PSDB, que, no Paraná, sempre estiveram atrelados aos ex-governadores Roberto Requião e Beto Richa, respectivamente. Nas urnas de domingo, o MDB conquistou 28 prefeituras, 48 a menos do que em 2016. Já os tucanos saíram com 17 prefeituras, 50 a menos na comparação com quatro anos atrás.

O encolhimento do MDB e do PSDB também pode ser medido pela participação das legendas na corrida à prefeitura da capital paranaense. Sobrinho de Requião, o candidato João Arruda, do MDB, ficou em sétimo lugar, com 2,61% dos votos. Já o PSDB desistiu da candidatura própria em Curitiba às vésperas das convenções, se aliando ao candidato do PSL, Fernando Francischini. A aliança, contudo, não vingou: Francischini ficou com 6,26% dos votos. O vitorioso foi Rafael Greca, do DEM, reeleito para mais um mandato com 59,74% dos votos. O vice de Greca é Eduardo Pimentel, do PSD de Ratinho Junior. Greca e os prefeitos eleitos pelo PSD devem reforçar a campanha de reeleição de Ratinho Junior, em 2022.

Assim como o PT, o DEM de Greca não sofreu alteração significativa na comparação com 2016. No último domingo, o DEM elegeu 23 prefeitos no Paraná, contra 20 no pleito anterior. Outra legenda que não chegou a ter mudança relevante foi o PP da família Barros: fez 21 prefeitos no último domingo, contra 24 nas eleições de 2016.

Outro partido que se destacou no Paraná foi o PSL, legenda que em 2018 abrigou Jair Bolsonaro na vitória que o levou à presidência da República: saltou de duas cadeiras nas eleições de 2016 para 24 no domingo. Ratinho Junior e Bolsonaro são aliados.

Confira o desempenho dos partidos políticos nas prefeituras de cidades do Paraná entre 2016 e 2020:

Observação: Prefeituras de quatro cidades do Paraná ainda estão indefinidas e, por isso, os partidos políticos dos candidatos mais votados nestes municípios não foram considerados no levantamento. Além de Ponta Grossa, que ainda fará um segundo turno de eleições, outras três cidades estão com resultado “sub judice”, aguardando posicionamento da Justiça Eleitoral.

VEJA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros