As pessoas com 28 anos completos, nascidas no primeiro semestre de 1993, poderão se vacinar contra a Covid-19 em Curitiba nesta quarta-feira (11). Além desta faixa etária, também poderão receber a primeira dose da vacina as gestantes e puérperas – mães que tiveram seus filhos há 45 dias ou menos – com mais de 18 anos, desde que apresentem uma declaração médica indicando a imunização.
A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital é imunizar cerca de 10 mil pessoas nos 19 pontos de vacinação, que atenderão das 8h às 17h (veja abaixo). Para receber as doses, os curitibanos devem fazer o cadastro prévio na plataforma Saúde Já, pelo site ou pelo aplicativo de celular.
Apesar de ter recebido um lote de 25.438 doses na manhã desta terça-feira (10), a SMS alerta que não haverá repescagem para outras faixas etárias nem a aplicação de segundas doses.
Para a vacinação das gestantes e puérperas, a Secretaria da Saúde segue as orientações da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, que indica para as mulheres desse grupo, a partir de 18 anos, somente os imunizantes Coronavac ou Pfizer. Além disso, a vacinação contra a Covid-19 também está condicionada a uma avaliação individualizada, compartilhada entre a mulher e o seu médico.
Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento de identificação com foto, F e um comprovante de residência com endereço de Curitiba (se o documento estiver no nome do cônjuge, deve ser apresentada também certidão de casamento ou de união estável).
A partir de agora, com a vacinação de faixas etárias mais jovens, a Secretaria da Saúde também aceitará comprovante de residência no nome do pai ou da mãe, junto com um documento que comprove a filiação.
Já para os casos de locações não formalizadas por imobiliárias, deverá ser apresentado o comprovante do endereço da residência com uma declaração do proprietário do imóvel, com responsabilização legal pela locação e pela informação.
Das 8h às 17h