A vacinação com primeira dose contra a Covid-19 em Curitiba nesta sexta-feira (30) terá repescagem para pessoas com 46 anos ou mais, gestantes e puérperas. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) calcula que 14 mil pessoas desses grupos ainda não receberam a primeira aplicação. e5322

A pasta informou que o estoque de vacinas para primeira dose fechou nesta quinta-feira (29) em cerca de 15 mil doses, insuficiente para abrir a vacinação para uma nova faixa etária – o grupo da população em geral convocado mais recentemente foram os nascidos em 1985. A SMS informou que aguarda o envio de novos lotes para ampliar a vacinação.

O atendimento nesta sexta-feira será das 8 às 17 horas, em 19 pontos de vacinação. Para a imunização das gestantes e puérperas, segundo orientações da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, serão utilizados somente os imunizantes Coronavac e da Pfizer.

As gestantes acompanhadas pela rede privada devem apresentar no momento da vacinação uma declaração emitida pelo médico por meio do portal do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR). Já as gestantes e puérperas acompanhadas pelo SUS Curitibano devem buscar orientação na unidade de saúde onde fazem o pré-natal. A declaração será incluída no prontuário do E-Saúde e a gestante/puérpera pode procurar um dos pontos de vacinação da capital.

Em todos os casos, é obrigatório apresentar F, documento de identificação com foto e comprovante de residência com endereço de Curitiba, e recomenda-se fazer cadastro antecipado na plataforma Saúde Já.

Como faixas etárias mais jovens começam a ser vacinadas, a SMS informou que também aceitará comprovante de residência no nome do pai ou da mãe, anexado a um documento que comprove a filiação. Já para os casos de locações não formalizadas por imobiliárias, deverá ser apresentado o comprovante do endereço da residência com uma declaração do proprietário do imóvel, com responsabilização legal pela locação e pela informação.

Confira os locais de vacinação desta sexta-feira: